Proposta Educacional

Formar cidadãos capazes de desenvolver as habilidades do pensamento e da linguagem: essa é a missão da Dínamis. O trabalho iniciado na Educação Infantil encontra o que pode ser definido como o seu ponto mais crítico no Ensino Fundamental – que normalmente começa com crianças de seis anos e acaba com jovens de 15.As transformações, os desafios, as inseguranças e as descobertas que acontecem nesta fase são de vital importância para a formação da personalidade e para o desenvolvimento das competências destes futuros adultos. E também são objeto de acompanhamento de perto, por parte do corpo docente, sobre cada aluno, de forma individualizada.

Procuramos o tempo todo construir com os alunos ferramentas de pensamento que propiciem hábitos de estudo independentes e permanentes. Com o modelo de avaliação processual e permanente da Dínamis, mantemos o aluno estudando constantemente e não só nas vésperas das provas. Neste sentido, assumem papel fundamental no processo de aprendizado os TECs (Tempo de Estudo em Casa) e as APR (Avaliações Progressivas de Rendimento).

Além de comprometidas com o desenvolvimento das competências específicas, todas as matérias estão igualmente comprometidas com o desenvolvimento de diversas competências cognitivas (ferramentas ou capacidades mentais com que o pensamento processa informações e produz conhecimento).

Entendemos que não nos basta que os alunos adquiram conhecimentos mas que possam operar esses conhecimentos com as ditas ferramentas do pensamento. São elas: classificar, seriar, ordenar, comparar, relacionar, analisar, sintetizar, abstrair, generalizar, conceituar, identificar, explicar, distinguir, observar, resolver situações-problema, coletar, organizar e apresentar dados. Estas competências cognitivas estão incluídas implicitamente nos objetivos específicos de cada matéria do Ensino Fundamental da Dínamis.