ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – DÍNAMIS

ENSINO MÉDIO

NÃO SEI QUAL CARREIRA SEGUIR, E AGORA?

 

Essa é uma pergunta que muitos jovens já se fizeram ou ainda se fazem. Com o fim próximo da etapa de estudos do ensino médio, é natural que com ele venha toda aquela insegurança e dúvidas sobre quais serão os nossos próximos passos; muitas incertezas e questionamentos, principalmente quando se trata da escolha da carreira profissional que desejam seguir: qual profissão exercer, qual melhor se enquadra ao seu perfil, qual está em alta demanda no mercado e como cada uma delas atua no dia a dia. Diante disso, é chegada a hora de separar um tempinho para realizar uma série de pesquisas e reflexões para se encontrar e dar início a essa nova jornada.

Buscando auxiliar nossos estudantes nessas questões, no próximo dia 10 de maio, a Dínamis realizará o DIA DA INFORMAÇÃO PROFISSIONAL,  onde serão oferecidas palestras para auxiliar nossos alunos em seu processo de escolha profissional, tornando-a mais segura, aproximando-os da prática de diversas carreiras e do mercado de trabalho. Nelas, contaremos com a presença de profissionais de diferentes áreas de atuação. Na parte da tarde, os alunos poderão participar do IBMEC Day, projeto desenvolvido pelo IBMEC, que acontecerá na Unidade da Barra, onde, por meio de alguns jogos, eles poderão conhecer mais sobre diversas carreiras.

Além do evento, nossa escola também conta com a Orientação Profissional dada pela Mariane Destri, que desenvolve com nossos alunos atividades que buscam identificar suas potencialidades e intensificá-las, assim como as suas dificuldades para então trabalhá-las.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA DÍNAMIS

Por Mariane Destri

O quanto de si o jovem precisa saber e conhecer na hora de escolher sua futura profissão? A resposta é: MUITO. O autoconhecimento é imprescindível no processo de orientação profissional. Quanto mais o estudante se apropria de seus gostos, interesses e habilidades, maior é a probabilidade de sua escolha ser assertiva.

Muitas são as dúvidas também sobre o que um profissional de determinada carreira faz, com o que trabalha, como é sua rotina,  como está o mercado de trabalho, entre outros questionamentos. Nos encontros realizados durante a orientação, nossos alunos têm a possibilidade de elaborar um roteiro de entrevistas para descobrir, junto aos profissionais de suas áreas de interesse, as atividades de trabalho realizadas, a rotina de trabalho, os objetos utilizados, como é o ambiente, as vantagens e desvantagens de cada profissão, dentre outras perguntas.

Além disso, eles também devem realizar pesquisas para obter o maior número de informações sobre o curso desejado, a grade curricular na universidade, área de atuação, etc. Conhecendo bem seu perfil, seus valores, o jovem terá mais segurança para saber qual carreira tem mais a ver com ele. É um trabalho dinâmico, didático, eficaz, e os alunos costumam se identificar muito com as técnicas propostas.

Tags: , , , , ,

Outros Posts

Comentar

Você precisa fazer login para publicar um comentário.